Avançar para o conteúdo

AcademiaCV - Apresentação

Em 2010, a extinta Fundação de Carnaval de Ovar fez um convite a Miguel Cunha, diretor artístico da Companhia Vareira (CV), para a realização de um espetáculo de Carnaval. Os ensaios deste primeiro evento uniram naturalmente os participantes, todos movidos pela mesma vontade: apresentar um espetáculo de qualidade à cidade de Ovar. Assim nasceu a Companhia Vareira. Treze anos depois, essa determinação permanece, e a CV continua a trilhar o seu caminho com o mesmo entusiasmo e alegria da sua origem.

Ao longo dos anos, novos espetáculos foram surgindo, e a CV cresceu em todos os aspetos. Um marco importante foi o trabalho desenvolvido com Aldara Bizarro, que trouxe um novo método de trabalho e impulsionou a transição da Companhia para uma nova fase. Foi sob a sua orientação que a CV criou “Desses filhos queridos da fantasia”, estreado no FESTA, em Ovar.

No vasto percurso da Companhia, destacam-se diversos espetáculos e apresentações, entre os quais: Grande Festa, Amor com Arte, Dominós, 3, Revolução, Força, Romeu e Julieta, Emoções, Caminhos, Recomeçar, Meza, A Outra Pele, além de várias participações em programas de televisão e atuações em todo o país.

Hoje, apresentamos com orgulho o nosso mais recente projeto: Dimensão.

A Companhia Vareira tem plena consciência do impacto que exerce a nível cultural na nossa comunidade e da sua importante influência na formação dos bailarinos. Nesse sentido, surgiu a CV Kids, um projeto ambicioso com forte componente pedagógica, que promove o ensino da dança a crianças e jovens. Em plena pandemia, a CV expandiu-se com a criação da AcademiaCV, um sucesso que já conta com mais de 160 alunos. Somos uma equipa coesa, formada por profissionais competentes e dedicados, que abraçam estes dois projetos com paixão. Oferecemos aulas para todas as idades – crianças, jovens e adultos.

A AcademiaCV expressa o seu profundo agradecimento a todos os bailarinos e parceiros que, com o seu apoio, continuam a manter viva a nossa vontade de cultivar e nutrir a cultura, colhendo os frutos deste trabalho árduo e gratificante.

Obrigado por acreditarem na Companhia Vareira.

Miguel Cunha
Diretor Artístico